27/03/2012

Nosso Senhor dos Passos do Desterro

Em 1776, uma embarcação que se dirigia para o Rio Grande do Sul, atracou na antiga cidade de Desterro, atual Florianópolis  na Província de Santa Catarina. Nela estava uma imagem que destinava-se a uma igreja na cidade de Rio Grande. Era uma escultura esculpida em tamanho natural pelo artista baiano "Francisco Chagas" . Por trés vezes a embarcação tentou sair da ilha de Santa Catarina, mas era forçada a voltar devido à fortes tempestades. Os tripulantes do navio atribuíram o evento à vontade do Santo, e deixaram a imagem em Desterro, Assim nasceu a Procissão do Senhor dos Passos, hoje reconhecida como Patrimônio Imaterial de Santa Catarina.
A procissão desde então percorre a 245 anos as ruas da cidade. Na procissão noturna, o andor da Imagem de Nosso Senhor dos Passos é carregado pelos homens que vão revezando-se e o de Nossa Senhora da Dores , pelas mulheres. No domingo à tarde, as duas imagens percorrem as ruas centrais da cidade, quando em frente da Catedral há o histórico sermão do encontro.
Um dos momentos mais emocionantes da Procissão acontece no sopé do Morro Bela Vista, do Hospital de Caridade, quando a imagem do Senhor Jesus dos Passos é levada a fazer um giro de 360 graus, como agradecendo e se despedindo da Cidade por mais uma ano, Ao término da Procissão as imagens retornam à Catedral, onde no decorrer do ano recebe as visitas dos fiéis.


















































Nenhum comentário: